top of page

Lições do Curso:

Lição 7 - Princípios de Interpretação Bíblica – Regra 4

 

Regra 4

Interprete a experiência pessoal à luz da Escritura e não

a Escritura a luz da sua experiência pessoal.

 

            Olá queridos irmãos, graça e paz!

 

            Na verdade, gostamos muito de todos os princípios de Hermenêutica e buscamos praticá-los sempre. Porém, esse nos toca de maneira muito especial, porque posso usar a minha vida espiritual e sentimental como exemplo para ilustrar esse maravilhoso princípio.

 

            A Bíblia Sagrada é um livro de causas e efeitos, por isto, é de se esperar que aqueles que a leem tenham as suas vidas mudadas para melhor – tenham experiências pessoais reais de tal forma que deem provas de comunhão com Deus e de amor com o próximo.

 

O valor da experiência pessoal

 

            A experiência pessoal se constitui na evidência daquilo que Deus faz em nós, por isso não pode nem deve ser desprezada; porém no momento de priorizar o que é mais importante, se a experiência pessoal ou a Escritura, para efeito de interpretação bem sucedida da Bíblia, a Escritura é superior e sempre será. Por isso, ela não está sujeita a julgamento por parte da experiência pessoal, antes, a experiência pessoal deve se submeter ao juízo da Escritura.

            Ao estudar as porções didáticas da Escritura, você haverá de notar que o escritor não diz: - “Porque tal coisa aconteceu, isto tem que ser verdade”. Em vez disso, afirma justamente o oposto: - “Porque isto é verdade, uma coisa particular aconteceu”. Por exemplo, O Novo Testamento não ensina que, porque Jesus ressurgiu dos mortos, Ele é o Filho de Deus. Antes, porque Jesus é o Filho de Deus, Ele ressurgiu dos mortos.

 

            Os acontecimentos que se desdobram através de toda Bíblia, são interpretados com base no que Deus afirma que é verdade, e não vice-versa. Não concluímos que o mundo se corrompeu porque Deus o destruiu com o dilúvio. Ao contrário, diz a Bíblia que porque o mundo se corrompera Deus disse que ia destruí-lo, e o fez.

 

            Porque existem tantas seitas e opiniões exóticas quanto ao que a Bíblia diz, quando a Bíblia é uma só? Esta é uma das indagações feitas mais frequentemente. A esta pergunta, respondemos simplesmente: Esse avolumado de incoerências se deve ao elevado valor que se dá às experiências pessoais, e ao acentuado desrespeito às Escrituras.

             

Primeiro as Escrituras

 

            Conquanto eu e você tenhamos aprendido da experiência, devemos mantê-la no seu próprio lugar; não menosprezando nem a supervalorizando, não julgando ou interpretando a Bíblia por ela. Mesmo em relação a todos os acontecimentos espirituais que possamos experimentar, devemos lembrar que a Escritura é divina, é a inspirada Palavra e permanece soberana para sempre.

 

            Apesar de solene este fato, é fácil esquecê-lo, tomando caminho oposto ao que a prudência cristã determina. Suponhamos, por exemplo, que você tenha sofrido comprando remédios. De momento o Senhor fala no seu coração sobre isso, então você determina abandonar todo o remédio que vinha tomando; inclusive decide já não procurar os serviços do seu médico. Dentro em pouco a doença se foi e já goza de saúde. Até aqui, tudo bem, e até poderíamos citar muitos casos conhecidos, com pequenas alterações do aqui citado.

 

            Imaginemos que depois de curado, você decida pregar no púlpito da sua igreja, aconselhando ou mesmo mandando que os doentes façam o mesmo que você fez, a não procurarem o médico e lançarem fora todo o remédio que tiveram em casa. Você pode até usar as palavras de 2 Crônicas 16:12.

2 Crônicas 16:12

12 E caiu Asa doente de seus pés no ano trigésimo-nono do seu reinado; grande por extremo era a sua enfermidade, e, contudo, na sua enfermidade, não buscou ao SENHOR, mas, antes, aos médicos.

            

            Porém, quando você cita, mesmo que seja uma passagem da Escritura esperando que outros sigam a sua experiência pessoal, transformando-a num mandamento, você estará quebrando esta importante regra de interpretação e colocando a vida das pessoas em risco.

 

Minha experiência pessoal (Fábio, seu tutor) a luz da Hermenêutica

 

            O ano era 1998, há exatos 25 anos atrás eu Fábio, católico com queda ao espiritismo, via passar na rua uma linda jovem evangélica e filha de pastor. Moça séria andava sem olhar para os lados com uma aparência simples, porém imponente; não adiantava querer ir falar algo com ela, o medo de tomar um fora era maior! (Risos)           

            Criei uma forma de me aproximar, e deu certo. Eu estava no ponto de ônibus todo sujo depois de ter jogado uma partida de futebol que trocamos os primeiros olhares. Foi aí nosso primeiro contato. Com o passar do tempo trocamos o telefone e marcamos de nos encontrar no famoso Museu Mariano Procópio de Juiz de Fora, cidade em que residimos hoje em Minas Gerais. Ali demos o primeiro beijo; namoramos 2 anos, noivamos mais 3 e no dia 08 de fevereiro de 2003 nos casamos e hoje completamos 20 anos de casados.

            Logo no início do namoro (1998), ela me levou para a igreja e Deus operou poderosamente com sua infinita misericórdia sobre o até então, ímpio Fábio através de sua jovem namorada. Com isso fomos levando minha irmã Fabíola, irmão Fabrício, pouco tempo depois meu cunhado Ângelo, até então idólatra. Meses depois minha mãe e assim foi. Deus resgatara quase a minha família toda para Ele através de minha namorada hoje minha esposa. Louvado seja Deus! Bênção em cima de bênçãos com muitas lutas vencidas pelo poder de Jesus.

Deus nos agraciou com mais três vitórias, nascem minhas lindas meninas chamada Flávia, hoje com 17 anos, Vivian com 10 e a Monique com 3.

            Essa foi uma das minhas experiências pessoais com Deus. Porém me vêm à cabeça a Palavra de Deus em 2 Coríntio 6:14-18.

2 Coríntios 6:14-18

14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

17 Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei;

18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.

 

            A Palavra de Deus nos exorta em relação ao julgo desigual, ou seja, comunhão de luz com trevas, de fiel a Deus como a Viviane, com o infiel e idólatra e, porque não dizer, espírita, Fábio.

 

Uma pergunta:

            - Posso pregar que o texto não é interpretado como julgo desigual pelo simples fato de Deus nos ter abençoado nesta situação? Será que minha experiência pessoal é mais importante que o verdadeiro sentido do texto ao ponto de negá-lo como verdade e criar uma doutrina em contrário?

 

Errado! Julgo desigual será sempre julgo desigual e pecado; sempre que um cristão(ã) for para o mundo para encontrar um companheiro(a) é pecado e passivo de declínio espiritual. Não é pelo fato de ter dado certo comigo e com minha esposa Viviane, em nossa experiência pessoal, que a Bíblia “não é bem assim”, e que não devo interpretá-la como julgo desigual a união de um ímpio com uma cristã e vice-versa.

(Estamos falando de namoro, eu me converti 3 meses depois de conhecê-la)

Outro parênteses é que “Julgo Desigual” não sem trata apenas de relacionamento afetivos, mas isso é tema para um outro estudo.

 

Romanos 3:4

4 ...Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso, (Leiam o contexto)

 

            Por esta razão, devemos ter cuidado e não permitir que a experiência interprete a Escritura, quanto é a Escritura que deve moldar nossa conduta e as nossas experiências. 

 

Amém meus irmãos?

 

GUARDEM esse maravilhoso princípio de interpretação bíblica em seu coração e PRATIQUE-O.

 

Preparem-se! A regra de número 5 é a que EU MAIS USO na defesa da fé e Sã Doutrina... Ela quebra muitas e muitas práticas modistas e humanistas que vemos hoje, é simplesmente IMPERDÍVEL!!!

 

Com o intuito de exercitarmos esse importante princípio, fale em nosso Whatsapp uma experiência como forma de exemplo, seja ela, própria ou de alguém que você conheça a fim de interpretarmos corretamente a Palavra de Deus. Caso não tenha comente o que entendeu da lição. 

 

Fiquem todos na paz de Cristo!

bottom of page