top of page

Lições do Curso:

Lição 5 - Princípios de Interpretação Bíblica – Regra 2

 

Introdução

 

                 Olá meus queridos! Que a graça e a paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todos vocês. Hoje, aprenderemos mais um lindo e importante princípio de interpretação da Bíblia. Veremos a segunda de cinco regras principais. Esperamos que os irmãos estejam gostando.

                 Só para os irmãos se situarem, serão cinco princípios iniciais, cinco princípios gramaticais, cinco princípios históricos e mais quatro teológicos, totalizando vinte e quatro princípios para não deixar nenhuma heresia e nenhum modismo de pé, para honra e glória do nosso Deus.

            Não sei o que vocês estão sentindo, mas, eu ao estudar a Hermenêutica, sinto cada vez mais um alegrar maravilhoso de Deus em meu coração. É precioso demais o fato de prezarmos pela correta interpretação dos textos, principalmente na época em que vivemos. Esses princípios têm se tornado uma grande dor de cabeça para algumas igrejas que vêm fugindo dos propósitos divinos em termos de regra de fé e prática.

            

            Prestem atenção nesta regra no Nome de Jesus!

 

Regra 2

Não se esqueça de que é a Bíblia é a melhor intérprete de si mesma;

Isto é: a Bíblia interpreta a Bíblia

 

                 De que a Bíblia é a melhor intérprete de si mesma, é um fato universalmente conhecido. Apesar disto não poucos leitores da Bíblia estão prontos a desprezá-la no momento de interpretá-la. Quem não conhece pelo ao menos um irmão de Bíblia sempre aberta, procurando achar o sexo dos anjos, revelar quantos anjos cabem numa cabeça de alfinete, e tantas outras coisas?

 

                 É à luz de fatos desta natureza, ou seja, do completo desprezo às regras de interpretação da Escritura, (principalmente esta), que se descobre que os maiores inimigos da Bíblia não são seus opositores que, em épocas de cruéis perseguições rasgaram e queimaram-na, mas o grande número de seus expositores sempre prontos a achar na Bíblia apoio para as suas ideias absurdas. Daí surgiu o amontoado de heresias e seitas heréticas conhecidas hoje.

 

Exemplos de má interpretação da Bíblia

 

                 Segundo a Bíblia, Satanás foi o primeiro intérprete da Palavra de Deus. Quanto a isto, o texto Sagrado diz:

Gênesis 3:1-5

1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3 mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

4 Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

 

                 Leia com atenção a passagem novamente e vejam se consegue perceber como Satanás busca interpretar a Palavra de Deus da maneira que ele acha próprio. Sabe o que é pior? Há pessoas dentro de nossas igrejas que fazem a mesma coisa!

 

                 Antes, Deus dissera:

Gênesis 2:16-17

16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,

17 mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

 

                 Note que Satanás não negou que Deus dissera essas palavras. Em vez disso torceu-as, dando-lhes o sentido que não tinham. Esse tipo de erro dá-se por omissão ou acréscimo.

 

                 A interpretação do Diabo à afirmativa divina a Adão: “certamente morrerás”, foi feita não apenas de forma omissa, “é certo que não morrerás”, mas chama mentiroso o próprio Deus. Assim como Satanás, existem muitos se rogando de intérprete das Escrituras, omitindo aquilo que ela diz.

            Já a resposta de Eva ao parlamentar com Satanás, dizendo que Deus não apenas proibira comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, mas também disse, “nem tocarei nele”, é um exemplo do intérprete que, de Bíblia aberta, diz aquilo que a Bíblia não diz.

                 Lembra-se da nossa lição 3 (Texto Complementar)? Não podemos esquecer daqueles três princípios contidos lá ok?

 

João Calvino, considerado o maior exegeta da Reforma nos ensina:

 

O primeiro dever de um intérprete é permitir que o autor

diga o ele que realmente diz, ao invés de lhe atribuir

o que pensamos que deveria dizer”.

 

            Recomendamos aos irmãos a voltarem nela a fim de memorizar os três princípios que aprendemos lá.

 

Evitemos isso

 

                 As mesmas palavras que, tomadas em verdadeiro sentido, são palavras de Deus, tomadas em sentido alheio, são armas do Diabo. As mesmas palavras, que tomadas no sentido em que Deus as disse, são defesa, tomadas no sentido que Deus não disse, são tentações. Eis aqui a tentação com que o Diabo quis derrubar a Cristo, e com que hoje lhe faz a mesma guerra no pináculo do templo. O pináculo do templo é o púlpito, porque é o lugar mais alto dele. O Diabo tentou a Cristo no deserto, tentou-o no monte, tentou-o no templo; no deserto tentou-o com a gula, no monte tentou-o com a ambição, no tempo tentou-o com as Escrituras mal interpretadas, e é essa a tentação de que mais padece a igreja hoje.

 

"As palavras de Deus, pregadas no sentido em que Deus as disse, são palavras de Deus; mas pregadas no sentido que nós queremos, não são palavras de Deus, antes podem ser palavras do Demônio."
Vieira Sermões – Pág.: 77

 

                 Portanto, quando você estudar a Bíblia, deixe-a falar por si mesma. Não lhe acrescente e não lhe subtraia nada. Deixe que a Bíblia seja o seu próprio comentário. Compare Escritura com Escritura.

 

            Amém meus irmãos? Guarde mais esse maravilhoso princípio de interpretação em seus corações e lembre-se que a fé sem obras é morta (Tiago 2:17;20;26); podemos tranquilamente dizer que conhecimento sem prática e sem compartilhar com os outros também é morto!

 

            A próxima regra é maravilhosa! Até lá se assim Jesus nos permitir.

 

Resuma o conteúdo e comente o que o Senhor falou em seu coração nesta lição e nos envie pelo nosso Whatsapp amém?

Iremos receber, analisar e logo depois confirmaremos sua presença.

 

Fiquem todos na paz de Cristo!

bottom of page