
Lições do Curso:
Lição 20 - Princípios Teológicos de Interpretação – Regra 1
Regra 1
Você precisa compreender gramaticalmente a Bíblia,
antes de compreendê-la teologicamente.
Irmãos, a paz de Cristo!!!
Muita atenção neste princípio amém?
Melhor explicando esta regra de interpretação teológica do texto das Escrituras, queremos dizer que você precisa entender o que diz a passagem linguisticamente, antes de poder esperar entender o que ela quer dizer, isto é, o seu sentido espiritual, sua mensagem.
Este é um dos pontos que muitos líderes espirituais falham em doutrinas. Leem errado o português, não entendem o texto e criam falsas doutrinas oriundas disso.
Um exemplo a considerar
Para ilustrar a prática desta regra de interpretação teológica das Escrituras, citaremos a seguinte passagem da epístola do apóstolo Paulo aos Romanos.
Romanos 5:15-19
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
16 E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
17 Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.
Interpretando
Para compreender o que o Apóstolo Paulo está dizendo na passagem bíblica citada, você precisa fazer mais do que simplesmente lê-la; você precisa estudá-la cuidadosamente. Assim agindo você notará que o apóstolo compara Cristo com a pessoa de Adão. Ele mostra a nossa injustiça devido ao pecado de Adão, ao contrário da nossa posição justa à face de nossa aceitação da justiça de Cristo. Segundo o apóstolo, assim como nos foi imputado o pecado de Adão, sem que nada tivéssemos feito para merecê-lo, assim também a justiça de Cristo nos é imputada, também sem mérito humano algum.
Da mesma passagem podemos tirar outras conclusões. Por exemplo, vemos que a imputação da justiça divina não visa afetar o nosso caráter moral, mas sim a nossa posição legal. Quando fomos considerados justos, graças à obra de Cristo, o nosso caráter moral não foi alterado; isto é, não nos tornamos moralmente justos, mas legalmente justos e perfeitos diante de Deus.
Outro exemplo clássico
Como forma de fixar bem esta regra de interpretação teológica da Escritura, tomemos mais um texto bíblico para análise.
Romanos 12:2
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Vamos por parte para provarmos a importância de analisar o texto gramaticalmente.
-
E não vos conformeis com este mundo.
Este fragmento inicial do versículo não está nos orientando a se revoltar com mundo nos irando com tudo e com todos. Na verdade é ao contrário disso, vejam em 2 Timóteo 2:25 | Tito 3:2 | 1 Pedro 3:15 e muitos outros que nos oriente a ser mansos.
A interpretação correta é:
Não tome forma do mundo, ou seja, não se assemelhe ao mundo.
Exemplo prático: A pessoa diz que aceita a Jesus, mas anda nos mesmos moldes do mundo, com o mesmo linguajar, com o mesmo proceder e a mesma aparência mundana. (1 Tessalonicenses 5:22)
b) mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.
Já esse outro fragmento, por vezes, é interpretado como se devêssemos sair transformando as pessoas a qualquer custo. Essas pessoas se esquecem que a obra transformadora na vida do homem é o Espírito Santo que faz.
A interpretação correta é:
O texto diz “transformai-vos” e não “transformai-os”. Devemos nos transformar, mudar de direção, alterar atitudes em nossas vidas e nos moldar a Jesus (1 Coríntios 11:1) e não transformar as pessoas.
É perigoso analisar esse texto errado gramaticalmente! Dá a entender que devemos fazer isso pela força, deixando de lado os padrões bíblicos para conduzir uma pessoa a conversão, mesmo porque ao apascentar o rebanho de Deus que está entre nós, temos que ter o cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; (1 Pedro 5:2)
Concluindo este texto diríamos:
Você deverá compreender o que diz uma passagem, antes mesmo de extrair dela quaisquer conclusões doutrinárias.
Guardem esse princípio no seu coração. Vemos muitas pessoas analisando o texto erradamente pelo simples fato de não saber lê-lo como deveria. Nesta falha surgem interpretações errôneas que dão vazão a graves heresias.
De nada adianta subir do alto de um prédio e de lá despejar um saco de papéis picados e depois descer correndo para catá-los um por um; ou seja, depois que a heresia é lançada, para corrigir é muito difícil. Amém?
Fique todos na paz de Cristo!
___________________________________________________________________________
Como de praxe, responda o questionário abaixo marcando “C” para CERTO e “E” para ERRADO.
Iremos receber, analisar e logo depois confirmaremos sua presença.
( ) Você precisa compreender lingüisticamente a Bíblia, antes de compreendê-la teologicamente.
( ) Você precisa entender o que diz uma passagem, antes de poder esperar entender o que ela quer dizer.
( ) Para compreender o texto de Romanos citado no texto estudado, você precisa simplesmente lê-lo.
( ) Você deverá extrair qualquer conclusão doutrinária fiel, de uma passagem bíblica, mesmo antes de compreendê-las.